Um emprego que se confunde com escravatura: não pode regressar ao posto caso os hamburgers não estiverem totalmente vendidos contra o risco de ver no final do mês cortado o seu salário. E se o produto não for apetecivel aos consumidores? Eis a questão.
Celestino é trabalhador do King Pie uma empresa de confecção e pastelaria. O seu trabalho consiste na venda dos produtos da empresa, empurando a carinha de mão do King Pie pelas artérias da cidade de Maputo.
Para a sua jornada de trabalho, Celestino levanta-se as 5h30min da manhã para de seguida tomar rapidamente o chapa em direcção ao seu serviço, onde chega por volta das 6h30min.
Pega sua carinha para iniciar com as suas actividades de venda dos produtos do King Pie, deambulando pelasa artérias da cidade em busca de clientes. Quando são 12h30min, Celestino mesmo com fome , cansado e vendendo produtos comestiveis, não tem direito ao almoço por parte da empresa, deve continuar a trabalhar de estômago vazio se não quiser pagar o almoço do seu bolso.
Não obstante, Celstino não conhece o seu horário de trabalho, somente sabe a que horas sai de casa para o trabalho, mas não sabe exactamente a hora do seu regressoa a casa , porque é obrigado a vender o produto até acabar, caso não acabe, Celestino é obrigado a assinar o livro de descontos, e levar consigo o produto para casa. É por esta razão que Celestino termina o trabalho às zero horas, normalmente chega a casa a 1 hora de madrugada, para fazer um banho relaxante, tomar o seu jantar, e deita-se as 2 horas de madrugada, para voltar a acordar as 5h30min para mais uma jornada de trabalho.
Portanto, pelo trabalho prestado Celestino Ganha mensalmente 2.800MT, mas Celestino pode ver o sálario reduzido por para 500MT, casa não consiga vender o produto.
O horário de Celestino trabalha apenas tem entrada e a saída é mediante a venda dos produtos. Um outro factor que deixa o jovem Celestino agastado, é o facto de ser descontado o salário no fim do mês quando o produto que vende não acaba.
Chuva de atropelos a lei laboral
Ouro elemento não menos importante que deixa o Celestino triste, é facto do produto que vende aumentar o preço duas vezes por ano, neste momento o produto custa 55MT, mas o salário de Celestino e dos sesus colegaas nunca aumenta. Celestino e os seus colegas já tentaram expôr esta questão, mas nunca foi resolvida, e dessa forma vai o trabalho do jovem Celestino.