Noticias sobre o Juiz Movel

Activistas Reclamam Pagamento de Salário no Conselho Cristão - June 10 -2014

Activistas do Conselho Cristão reclama salários

Os activistas do Conselho Cristão de Moçambique ao nível da cidade da Beira, centro de Moçambique reclamam que não recebem salários ha meses, quando. Os trabalhadores acusam a direcção de, em situações de crise a direcção continuar a beneficiar de salários e regalias em detrimento da maioria.

Noticias sobre o Juiz Movel

Juiz móvel - Prémio Inovador na Justiça - Holanda, de 10-11 de Dezembro.

O Juiz Móvel moçambicano Ernesto Martinho ganhou o Prémio Ideia Inovadora da HILL na categoria de Justiça 2013 por usar a mídia como um mecanismo legal e informal eficaz para resolução de disputas laborais. Veja o filme sobre o Juiz Móvel. O juiz móvel é uma iniciativa da Fundação WageIndicator, organização que engloba o Meusalario.org/Moçambique.

Sindicato dos Trabalhadores da G4S e o Patronato Celebram Acordo Comum de Trabalho - June 10 -2014

Sindicatos da G4S e Patronato assinam acordo colectivo de trabalho
Foram necessários anos para que o comité sindical dos guardas da G4S e o patronato assinaram o acordo colectivo de trabalho quem pões fim a anos, quase cinco de tumultos e desentendimento entre as partes.
Com esta assinatura, os trabalhadores e empregador entram em acordo sobre todos aspectos que antes constituiam pomo de discordia levando a greves e reclamações de todo o tipo.
Em 2012 e 2013, mais de cinco greves tiveram lugar opondo o patronato e o patronato.

Sotubos obriga funcionários a trabalhar em feriado - May 10 -2014

O número 4 do artigo 205 da Lei do trabalho descrimina os serviços e actividades destinados à satisfação das necessidades essenciais da sociedxa, que por lei não podem ser interrompidas por causa dos feriados e tolerâncias de ponto. Trata-se dos serviços médicos, hospitalares e medicamentosos, abastecimento de água, energia e combustíveis, serviços funerários, carga e descarga de animais e géneros alimentares e deterioráveis, controlo de espaço aéreo e metereológico, bombeiros e salubridade, correios e telecomunicações, segurança privada. Entretanto a Sotubos mandou trabalhar os seus empregados, numa flagrante violação da lei laboral.
O Juiz móvel foi ouvir os trabalhadores que sob anonimato, denunciaram os maus tratos.
Trabalhadores da SOTUBOS em Maputo queixam-se do atropelo às leis pelo patronato. Tiveram que trabalhar em pleno feriado durante o dia dos trabalhadores. Saiba mais sobre o que o Juiz Móvel fez para tratar da siktuaçã.

Trabalhadores da Companhia de Sena queixam se de maus tratos - May 11 -2014

Maus tratos na Companhia de Sena
Trabalhadpres da Companhia de Sena em Maromeu queixaram-se semana passada ao Governador de Sofala Félix Paulo de maus tratos e dicriminação racial.
Os trabalhadores também reclamam da falta do diálogo em relação ao aumento salarial, assistência médica e medicamentosa mesmo tendo descontado as suas contribuições para tal.
Estas reclamações vêm pouco depois de um grupo de trabalhadores terem contactado do Juíz Móvel onde expuseram estas e outras preocupações.
Por seu turno, o patronato disse estar a cumprir com a legislação nacional e que aspectos típicos de acertos serão prontamente superados.

Loading...