Segurança Social: Moçambique aprende do Uruguai -Nov 25, 2009

Uma das maiores reclamações dos trabalhadores moçambicanos tem sido a transparência dos processos do Instituto Nacional de Segurança Social.

Muitos trabalhadores não possuem cartão de contribuinte apesar de descontarem há muitos anos. Esses mesmos trabalhadores quando se dirigem ao INSS encontram dificuldades para ver os seus problemas resolvidos.

O INSS reconhece que a falta de experiência na informatização de processos têm causado vários constrangimentos `a relação entre a Instituição e os contribuintes ou os empregadores dos contribuintes.

Por esse motivo, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) decidiu ir a procura de ajuda no Uruguai.

Naquele pais da América Latina, uma equipa do INSS aperfeiçoou os seus conhecimentos em matéria de modelos de seguro social e de informatização de sistemas.

Com a experiência ganha, o INSS espera poder implementar, sem sobressaltos, a nova Lei de Proteção Social aprovada pela Assembléia da República em 2007. Desta forma os contribuintes se sentirão mais satisfeitos.

Recentemente, o INSS esteve a recolher outras experiências sobre a reforma de pensões na Namíbia, França e Angola.

Aliás, Angola  e Moçambique já possuem um acordo de cooperação em curso, assinado pelos ministros do Trabalho, Helena Taipo, e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social de Angola, António Pitra Neto.

 
Loading...