Pessoal de cabine da LAM entrou em greve entre os dias 18-20 de Novembro de 2012- Dec 26 2012

27/12/2012 - Os trabalhadores dizem que estão “zangados” com a nova direção porque, desde que tomou posse há cerca de um ano, prometeu resolver prontamente os problemas, mas tal não ocorreu.

Muita gente que devia ter viajado ontem não o fez, devido a esta greve. Ao que o Juiz Móvel apurou, a direção das LAM já encetou demarches com vista a iniciar as negociações para o fim da greve.

O pessoal de cabine das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), a maior transportadora nacional, observou entre os dias 18 e 20 de Novembro uma greve em protesto contra a não resolução das suas preocupações.

Trata-se de assistentes de bordo das LAM que estão a cumprir uma greve anunciada há mais de dois meses, pelo facto de o Conselho de Administração da companhia não estar a resolver uma série de reivindicações apresentadas há mais de cinco anos.

Alguns trabalhadores, que falaram em anonimato por temer represálias, dizem que, entre as reivindicações, estão em causa aumentos salariais, pagamento de subsídios e por trabalho noturno, seguro de vida, que desde 2005 não é garantido, entre outras regalias.

“Eles dizem que o seguro de vida está garantido, mas não há provas, porque há mais de cinco anos não assinamos nenhum documento relacionado. A assinatura devia ser anual, o último grupo que assinou foi em 2005 e não poderemos trabalhar nestas condições”, disse um dos grevistas.

Os trabalhadores dizem que estão “zangados” com a nova direção porque, desde que tomou posse há cerca de um ano, prometeu resolver prontamente os problemas, mas tal não ocorreu. “Há seis meses, fomos recebidos duas vezes pela nova direção, que disse que estava sensibilizada com as nossas preocupações e garantiu que ia resolver prontamente, mas tal não aconteceu”, contou outro trabalhador.

Relatos sobre o descontentamento da massa laboral a vários níveis, principalmente aos níveis de empresas de prestação de serviços tem sido frequentes. Porem, a greve das LAM foi o pior evento do ano de 2012 pelo facto de esta constituir-se por uma elite entre a classe clabalhadora do pais.

Loading...