Jovens reclamam da falta de oportunidades de emprego nos mega-projectos -Apr 21, 2013

21/04/2013 - Jovens de diferentes estratos sociais queixam-se da falta de oportunidades de emprego nas multinacionais com grandes investimentos nos municípios de Nacala-porto, Nampula e Nacala-a-Velha, todos na província nortenha de Nampula.

Esta é uma das preocupações apresentadas aos deputados membros do Gabinete Parlamentar da Juventude, durante um périplo realizado pelos municípios da província de Nampula, no norte do país.

Os jovens deputados promoveram nesses locais encontros com esta camada social para recolher as suas inquietações à volta de vários assuntos sociais, políticos e económicos, que marcam a vida do país.

De acordo com Arnaldo Chalaua, um dos integrantes da comitiva, os jovens alegaram haver uma certa discriminação dos jovens locais, alegadamente por não possuírem formação adequada, o que gera um sentimento de indignação. “Realmente, para eles, não faz sentido que se continue a contratar estrangeiros, moçambicanos de outras províncias. Para eles, não devia acontecer, pois os mega-projectos deviam beneficiar as comunidades locais”, afirmou Chalaua.

O parlamentar afirmou ainda que uma das soluções para este problema passa pelo investimento em formações intensivas para os jovens locais. “Recomendamos ao Governo a tomar medidas concretas, nomeadamente a promoção de acções de formação de seis meses ou menos em áreas que estes devem ser enquadrados”, acrescentou.

A falta de habitação e alta taxa do desemprego são outras questões levantadas pela juventude naqueles pontos do país.

As constatações do Gabinete Parlamentar da Juventude serão, posteriormente, contidas num relatório a ser usado como base para as propostas e debates deste grupo parlamentar no plenário da Assembleia da República.

Loading...