Inspeção Laboral detecta vinte e cinco empresas nacionais e estrangeiras sem alvará -Jan 2 2013

03/01/2013 - Os trabalhadores de diversas estanciais turísticas queixaram a ministra do Trabalho Helena Taipo durante uma visita que esta dirigente efetuou em 2012 àquele ponto do pais.

Os trabalhadores de diversas estanciais turísticas queixaram a ministra do Trabalho Helena Taipo durante uma visita que esta dirigente efetuou em 2012 àquele ponto do pais.
Em causa estão os múltiplos atropelos a legislação laboral. Comovida e munida de sentido de responsabilidade, a ministra moveu para lá uma equipa de inspetores para avaliar e averiguar o que estava a acontecer.
O Juiz móvel esteve envolvido na auscultação dos problemas e a nossa equipa de reportagem trouxe a estória que poderá ver no vídeo abaixo.
Os resultados da primeira missão de inspetores não satisfez a ministra facto que a levou a enviarem a segunda. Esta, confirmou não apenas as diferentes reclamações dos trabalhadores das estancias turísticas como revelou que 25 empresas a operar na Ponta do Ouro não eram portadoras dos alvarás, ou seja, operavam ilegalmente.
 Quatro dias depois de a ministra Helena Taipo ter despachado uma equipa de inspectores ao posto administrativo da Ponta de Ouro no distrito de Matutíne para investigar as queixas dos trabalhadores contra os operadores turísticos locais, já há resultados.
Os inspectores detectaram que 25 empresas que funcionam de forma irregular. Os inspectores também detectaram irregularidades em outras duas empresas que vendiam produtos fora de prazo.
Em dez dias de campanha, a inspeção detectou quatro trabalhadores estrangeiros, contratados ilegalmente pelas empresas cujas empresas incorrem a uma multa de cinco salários auferidos por cada trabalhador ilegal. A equipa enviada a Pota de Ouro é a segunda, depois de a primeira ter sido afastada por alegado envolvimento em esquemas de corrupção com os operadores turísticos.

Veja o vídeo dos trabalhadores reclamando o básico dos seus direitos aqui.

Loading...