Funcionários do Estado vão ter casas nos distritos -Jul 02, 2014

O governo de Moçambique estabeleceu o distrito como ponto de desenvolvimento. E para atingir esse objectivo, jovens têm sido encorajados a darem o seu contributo profissional nos m ais de 140 distritos deste enorme pais.

Entretanto, um dos maiores constrangimentos desta inciativa, tem sido o problema da habitação.

Por isso mesmo, o governo moçambicano decidiu que todos os distritos do país deverão elaborar planos para a edificação de casas para funcionários do Estado no quinquénio 2010/2014.

 

De quem serão as casas

Segundo a nova orientação, ao elaborar os planos de habitação, os responsáveis distritais devem deixar claro de que se trata da construção de casas para funcionários, para que não se confunda com casas dos funcionários.

Segundo fonte do Ministério das Obras publicas e Habitação, as casas construídas pelo Estado para os seus funcionários estão sob responsabilidade do Ministérios da Administração Estatal e Obras Publicas e Habitação. 

O Ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, lembra que há necessidade de se descobrir e adoptar estratégias eficazes para inverter a actual situação de falta de casa para muitos funcionários do estado.

 

Quem vai construir as casas

Algumas instituições bancárias já se comprometeram a apoiar os programas, concedendo crédito à funcionários de Estado que se proponham a construir suas habitações. 

O Fundo de Fomento de Habitação (FFH) assegura que irá que irá participar do programa de construção de casas, logo que sejam criados os termos referentes às políticas de edificação das mesmas.

 

Descubra se tem um trabalho justo participando no nosso: Decent work Check

 
Loading...