Directora da Vale repudia bloqueio da mina de Moatize -Apr 21, 2013

21/04/2013 - Vania Somavila diz que a mineradora está sempre aberta a conversar com a sociedade, mas ressalva que o bloqueio não é o melhor caminho para uma solução.

A directora executiva da Vale, Vania Somavila, repudiou a forma como foi conduzido o protesto em Moatize, na província de Tete. Centenas de manifestantes bloquearam a entrada da mina para exigir compensações pelas perdas decorrentes do encerramento da fábrica de tijolos na área actualmente ocupada pela mina da Vale.

Citada pelo “Estadão”, um dos principais jornais brasileiros, Vania Somavila diz que a mineradora está sempre aberta a conversar com a sociedade, mas ressalva que o bloqueio não é o melhor caminho para uma solução. A executiva participou esta quarta-feira, 17 de Abril, na assembleia de accionistas da Vale. No evento, a questão socio-ambiental dominou a pauta, com os accionistas a cobrar maior participação da companhia nas comunidades próximas das unidades da Vale no Brasil e no exterior.

Os oleiros concentraram-se desde a noite de terça-feira na mineira Vale Moçambique, em Moatize, para exigir o pagamento da segunda parte da indemnização pela sua saída de locais onde, há três anos, trabalhavam.

Em declarações à “Lusa”, alguns oleiros disseram que haviam acordado, em 2010, que a Vale lhes pagaria uma indemnização de cento e vinte mil meticais (cerca de três mil euros), pela sua saída daqueles locais, mas receberam apenas metade.

Loading...