Secretariado

Secretariado

A carreira de secretaria é das mais escolhidas pelas mulheres moçambicanas ao lado da de recepcionista. Para alem de ser uma área bem remunerável, oferece grandes possibilidades de progressão na careira.

Segundo Basília Machatine, Secretária Geral da Associação de Secretarias de Moçambique –ASSEMO, ‘com o advento das tecnologias, a carreira de secretária sofreu grandes mudanças, exigindo maior responsabilidade e comprometimento voltados para a política de qualidade e de resultados nas organizações’.

A ASSEMO tem por missão representar, defender e apoiar os associados, de uma forma independente, funcionando como uma plataforma de intervenção dos interesses da classe.

 

Expectativa Salarial

As responsabilidades e tarefas de uma secretaria variam conforme o local onde esteja afectada e consequentemente, o salário também.

Uma secretaria a trabalhar para o aparelho de estado, começa a sua actividade auferindo um salário mínimo de 2500 meticais. Nas empresas privadas, os valores podem ser muito mais altos.

As tarefas de uma secretaria são basicamente, controlar a correspondência e material do escritório, organizar reuniões e algumas vezes pode envolver, a preparação da contabilidade e gestão do escritório. Uma secretaria que exerça estas duas ultima actividades ganhará muito mais.

Karina Abdul, gestora de Recursos Humanos, explica que secretarias que lidam com assuntos confidenciais devem ser compensadas financeiramente.

‘Uma secretaria que trabalhe com assuntos confidenciais chega  receber no mínimo 20 mil meticais. É o preço de guardar segredos.’

 

Requisitos

Entrar para a área de secretariado sem formação é como ‘dar um tiro no escuro’.


Segundo Karina Abdul, ‘quanto maior for a experiência maiores serão as chances da candidata ao posto de secretaria ser bem sucedida’.

A uma secretaria exige-se no mínimo dois anos de experiência como recepcionista e conhecimentos de trabalho administrativo e informática na óptica do utilizador.

Para preparar as secretarias para o mercado de emprego. A Associação das Secretarias de Moçambique promove regularmente cursos de:


Técnicas de Secretariado

Gestão de Escritório

Técnicas de Atendimento Público

Técnicas de Arquivo

Informática (na óptica do utilizador)

Inglês Técnico

Técnicas de Comunicação interpessoal

 

Condições de Trabalho

O horário de trabalho de uma secretaria normalmente, está associado ao horário de trabalho do seu imediato superior hierárquico. Entretanto, as horas extras horário normal de trabalho são normalmente, compensadas.

Dependendo do local de trabalho, o horário pode variar de 8 às 17 horas ou das 7:30 às 15:30 horas.

As secretarias como qualquer outra profissional em Moçambique, regem-se pela Lei de imprensa moçambicana que prevê, entre outros, as ferias anuais, a licença de maternidade e contribuição ao Instituto Nacional de Segurança Social- INSS.


 

 

Loading...