wageindicator logo Meusalario.org/Angola Você partilha, nós comparamos

O assédio sexual? Qual é o nosso papel?

Como os empregadores podem tomar precauções contra o assédio sexual que ocorrem no local de trabalho?

Cada empregador (independentemente do tamanho) deve manter um local de trabalho livre de assédio sexual. Em alguns países, é uma obrigação legal, mas em todos os casos, faz sentido nos negócios. Se o assédio sexual é permitido a florescer em um local de trabalho, haverá um preço alto a pagar em mau moral dos funcionários, baixa produtividade e ações judiciais. Além disso, em alguns países, um empregador pode ser responsabilizado se o assédio sexual ocorre e se verificar que o empregador não tomar todas as medidas razoáveis ​​para prevenir o assédio sexual no local de trabalho.

Há uma série de passos que podem ser tomadas para reduzir o risco de acosso sexual ocorrendo no local de trabalho. Estes são alguns dos passos recomendados:

A. Adoptar uma política de assédio sexual clara:

Um manual do funcionário deve ter uma política dedicada ao assédio sexual. A política pode ser baseada nas leis do país, ou ao longo de diretrizes globais. Essa política deve:

  • Definir o assédio sexual
  • Estado em termos inequívocos, que o assédio sexual não será tolerado
  • Estado que os infractores serão disciplinados ou demitidos
  • Definir um procedimento claro para a apresentação de queixas de assédio sexual
  • Estado de que qualquer reclamação será investigada
  • Estado de que não haverá tolerância para a retaliação contra qualquer pessoa que se queixa de assédio sexual.
  • Tenir em mente que apenas ter uma política de assédio sexual não é suficiente - ela precisa ser implementada por meio de comunicação, educação e fiscalização. Para um exemplo de uma política de assédio sexual, veja abaixo nesta seção.

B. Medidas práticas no local de trabalho:

  • Treinar funcionários:. Sessões de formação regulares conduta para os funcionários Estas sessões devem ensinar aos funcionários o que o assédio sexual é, explicar aos trabalhadores o direito a um ambiente de trabalho livre de assédio sexual, rever o seu procedimento de reclamação, e encorajar os funcionários a usá-lo.
  • Treinar supervisores e gerentes: sessões de treinamento regular de conduta para os supervisores e gerentes que estão separados das sessões dos empregados. As sessões devem educar os gerentes e supervisores sobre o assédio sexual e explicar como lidar com reclamações.
  • Monitorar o local de trabalho: empregadores (e supervisores e gerentes) deve sair entre os funcionários periodicamente. Eles devem falar com eles sobre o ambiente de trabalho. Eles devem manter um olho para fora para cartazes ofensivos ou outro material. As linhas de comunicação devem ser mantidas abertas.
  • Tomar todas as queixas a sério: Se alguém reclama de assédio sexual, deve haver medidas imediatas para investigar a denúncia. Se a queixa acaba por ser válida, a resposta deve ser rápida e eficaz.

O que os funcionários / trabalhadores pode fazer para evitar o assédio sexual?

Empregados / trabalhadores podem:

  • Insista para que seu local de trabalho tenha uma política de assédio sexual
  • Certifique-se de que eles sabem o que sua política da empresa sobre assédio sexual é
  • Certifique-se de que a política é conhecida e compreendida por seus colegas de trabalho, gerentes e supervisores
  • Se necessário, organizar sessões onde a política é explicada e discutida entre colegas de trabalho
  • Certifique-se de que os procedimentos de informação para o assédio sexual são adequadamente no local
  • incidências relatório de assédio sexual.

Se eu sou assediado sexualmente, o que posso fazer?

Às vezes, o assédio sexual pode ser confuso, ou assustador. Você pode não saber quais os passos que você pode tomar para parar com isso, ou informar. Você pode se preocupar com sua segurança no trabalho, ou sobre o que seus colegas poderiam dizer. Essas são reações comuns. Se você tem sido assediado continuamente ao longo de um período de tempo, ou experimentaram uma forma curta e chocante de assédio sexual, o resultado é igualmente desagradável. Importante - você tem o direito de trabalhar em um ambiente onde isso não acontece.

Algumas orientações:

Se o autor parece não ter idéia de que o que ele / ela tem feito é inapropriado ou indesejável, pode falar com eles e deixá-los saber o que não gosta sobre aquele comportamento. Você pode fazer isso como uma forma de um aviso, antes de tomar outras medidas. Você também pode pedir a um colega ou supervisor para se sentar consigo, enquanto conversa com o autor, ou até mesmo pedir-lhes para falar em seu nome. Esta é a sua escolha. O autor, em seguida, não tem desculpa se continuar com o comportamento ofensivo.

Se o assédio sexual ocorreu e seu local de trabalho tem uma política de assédio sexual, em seguida, certifique-se de seguir as directrizes para a comunicação e / ou lidar com o evento. Certifique-se de inscrever as pessoas certas para apoiá-lo através deste processo.

Certifique-se de recolher o maior número de detalhes possível (tempo, lugar, etc.) e se testemunhas necessárias ou de provas (fotos inadequadas etc).

Se a sua empresa não tem qualquer procedimento para relatar o assédio sexual, você deve trazer a sua reclamação para o seu supervisor imediato. Se o seu supervisor é o indivíduo cometer o assédio, faça a sua reclamação para o seu supervisor superior imediato. É importante certificar-se que a administração da sua empresa está ciente do assédio.

É dever do empregador para criar um ambiente de trabalho seguro. Se continua a ser ameaçado ou continuam sendo perseguido, há que o reportar com vehemencia.

Se o seu local de trabalho não trata de forma satisfatória o caso, você pode querer levar o assunto fora do local de trabalho, colocando um processo civil ou criminal formal contra o agressor.

O mesmo se aplica se você está por conta própria e que tenham sido assediada sexualmente por um cliente ou um cliente, por exemplo. Você pode apresentar uma acusação criminal ou civil formal contra o agressor.

Pode também procurar ajuda e asistencia no sindicato.

Se você está em um país onde as leis permitem, você pode entrar com uma ação civil por quaisquer ferimentos que sofreu devido ao assédio sexual. Você não precisa mostrar lesões físicas. As lesões mais comuns em um caso de assédio sexual são as lesões emocionais sofridos pela vítima.

Se a sua ação de assédio sexual for bem sucedida, os remédios podem incluir:

  • Reintegração, se você perdeu seu emprego
  • Receber o que está para trás se você perdeu dinheiro ou perdeu um aumento
  • Os benefícios perdidos
  • Por danos morais
  • A exigência de que o seu empregador iniciar políticas ou formação para parar o assédio
  • Honorários de seu advogado e custas judiciais .

O que pode amigos, familiares e outras pessoas fazer para ajudar a situação?

Às vezes é difícil contar aos amigos, e até mesmo á família ou a entes queridos, sobre o assédio sexual no local de trabalho. Em alguns casos, há um forte estigma associado ( "ela estava pedindo por isso"), enquanto em outros casos, as vítimas podem sentir-se emocionalmente e fisicamente destruídas (muitos casos de violação/estupro foram relatados como parte de assédio sexual no local de trabalho).

No entanto, é importante ser capaz de sentir que há espaços onde se pode falar sobre a experiência da pessoa e obter mais informações, se necessário, e obter apoio emocional e prático muito necessários.

Alguns centros de mulheres ou apoio ás vitimas de violação/estupro podem fornecer este serviço. Sessões de aconselhamento e terapia são também extremamente útil.

Se for possível compartilhe com a família ou amigos, para que eles saibam como você está sentindo, e o que você está fazendo. Não mantenha tudo engarrafado ou dentro de si.

Pode demorar um longo período de tempo para se recuperar de assédio sexual. Seja paciente consigo mesmo, e busque orientação e ajuda se você precisar.

Se alguém que você conhece tem sido vítima de assédio sexual, tente ser o mais favorável possível. Escute-os. Descubra que opções estão á disposição deles. Perceba que eles tiveram uma experiência totalmente indesejável, ofensiva e potencialmente perigosa num espaço onde eles têm o direito de ser protegidos. Deixe-os saber que eles têm seu apoio.

Esteja preparado

Obviamente, não é possível para uma pessoa saber quando ou onde o assédio sexual pode ocorrer no local de trabalho - todas as situações são diferentes. Pode-se tentar estar alerta e tomar precauções. No entanto, não há nenhuma maneira infalível para evitar o assédio sexual - só se pode tentar mesmo é ser cuidadoso. Se você se encontra numa situação onde alguém está pressionando você, lembre-se que não é culpa sua. Estas dicas podem ajudá-lo a sair da situação com segurança.

Dicas: No trabalho

Desde o primeiro indício de assédio deve ser firme, mas deve também enfrentar o assediador.

Não me sinto confortável quando você _. Frases diretas curtas e exemplos práticos funcionam melhor.

Se você está desconfiado do comportamento de alguém, manter um diário muito detalhado dos incidentes vai ajudar. Se se sente em geral desconfortável, então algo está errado. Se o comportamento persistir, então há que relatá-lo.

Se você está descontente com ou suspeitar de um comportamento impróprio de um colega de trabalho / empregador / cliente / etc, tente não ficar sozinho no mesmo sitio com essa pessoa. Se necessário, trazer um colega ou dois.

Se você não se sentir confortável com uma determinada situação, apresente as suas desculpas e vá-se embora. Como alternativa, obtenha de um colega o apoio e peça para ele se juntar á situação.

Se você se sentir ameaçado por uma situação potencialmente perigosa, não hesite em chamar ou gritar por socorro - pode mudar as coisas drasticamente.

Dicas: Viagem

Se você tem que ver um cliente ou viajar para fins de trabalho, certifique-se que os amigos ou a família sabem para onde está indo, como você está indo, e onde você vai ficar. Compartilhe as suas informações de viagem com eles.

Certifique-se de sua família tenham seus dados de contacto, e certifique-se de que o seu telefone celular (Telemóvel) ou outra forma de comunicação é acessível e totalmente carregada.

Certifique-se de que você pode enviar mensagens de forma confiável e rápido.

Faça-se familiarizado com o lugar que você está indo (fazer uma pesquisa on-line antes, etc).

Certifique-se de que você pode deixar o lugar facilmente, e que o transporte está prontamente disponível.

Se você estiver longe de sua cidade natal ou país de origem, deve tentar saber mais sobre os números de emergência que você pode precisar no lugar que você estiver hospedado (polícia, bombeiros, serviços de saúde locais, por exemplo).

Citar esta página: © WageIndicator 2017 - Meusalario.org/Angola - Assédio sexual: ajuda