Entrevista de Trabalho

Como responder a perguntas difícieis durante uma entrevista para emprego?

Durante uma entrevista de trabalho, podem ser colocadas questões sobre salário pretendido ou outras que exigem respostas comprometedoras sobre o antigo trabalho. O que fazer nessas situações?

Porquê saiu da sua empresa?

Não minta! Caso tenha sido demitida dentro de uma política de redução de mão de obra; por injustiça; porque o chefe não ia com sua cara ou porque discutiu com alguém ou por causa de assédio, conte a verdade, sem mencionar os detalhes.  Caso tenha saído por livre e espontânea vontade, enfatize que está em busca de novos desafios e realização profissionais.


Porquê está interessada em se juntar à nós?

Responda sem medo. Realce a questão de novos desafios, oportunidades e crescimento profissional. Mostre que quer aquele emprego e não apenas um emprego. Nunca diga que está ali por indicação de algum parente ou amigo. Pelo contrário, mostre que conhece o historial da empresa no mercado.

Qual é a sua expectativa salarial?
Pois é! Este é o momento mais delicado e geralmente, é o último da entrevista.
Sugira sempre que o empregador faça a proposta. Aceitar ou não, ou fazer uma contra-proposta, fica a critério de ambos. Se o entrevistador perguntar quanto você precisa para viver, antes de responder a pergunta, pergunte-lhe sobre os salários oferecidos pela empresa.

Vai à uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é muito mais do que o acto de responder à uma lista de perguntas colocadas pelo provável futuro empregador. É a sua primeira e talvez a única oportunidade de vender a sua imagem.

 

Durante o tempo em que decorre a entrevista, é importante ‘vender’ não sou as suas capacidades profissionais, bem como a sua imagem.

Entretanto, cuidar da imagem não é assim tão simples. Profissionais, já empregados, várias vezes têm dúvidas sobre a forma correcta de se apresentar e agir numa reunião ou até para manter um bom relacionamento com os colegas.

Quando for procurar um emprego, deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, os colares, pulseiras e brincos grandes.

 

Outro factor que está directamente relacionado com sua imagem na hora da entrevista é a comunicação, ou seja a sua capacidade de se expressar e também de ouvir.

  • Ao ser anunciada para a entrevista, entre tranquila na sala e respire fundo.
  • Pare na porta, cumprimente e peça "licença" para entrar;
  • Não seja a primeira a estender a mão para o(a) entrevistador(a), espere por ele(a);
  • Só sente se for convidada. Se não, permaneça em pé até receber o convite.
  • Caso esteja com uma pasta, uma agenda, uma bolsa ou quelquer outro objecto, não os coloque sobre a mesa do entrevistador. Mantenha-os sobre o colo ou coloque-os sobre uma cadeira vazia;
  • Olhe nos olhos do entrevistador. Isso passa segurança e confiança;
  • Evite gesticular muito com as mãos;

 

Se seguir estas dicas, verá que a entrevista de trabalho pode ser mais simples e facil do que parece. Boa sorte.

Loading...